O interesse de busca por cabelo cacheado no Google mais que dobrou nos últimos cinco anos em relação ao período anterior no Brasil. • Lucia Macedo/ Unsplash
O interesse de busca por cabelo cacheado no Google mais que dobrou nos últimos cinco anos em relação ao período anterior no Brasil, de acordo com dados do Google Trends. Anualmente, o momento de mais interesse dos brasileiros pelo termo costuma ser no mês de dezembro.
De acordo com o Google Trends, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período.
Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Para Juninho Loes, cabeleireiro especialista em cacheados e crespos, hoje em dia as referências de cabelos que não são lisos estão presentes em todo lugar: “Nas mídias televisivas, através das influenciadoras digitais em todas as plataformas e no cotidiano que cerca toda essa galera. Isso faz com que as pessoas vão se sentindo pertencentes do seu próprio cabelo, da sua imagem e da sua essência.”
No Brasil, as buscas por cabelo cacheado tem o dobro de interesse do que as buscas por cabelo liso, e cinco vezes mais interesse do que buscas por cabelo crespo ou cabelo ondulado ao longo do último ano.

Transição capilar bombou durante a pandemia
Além disso, através dos dados do Google Trends também é possível perceber o pico de buscas por transição capilar durante a pandemia.
O interesse dos brasileiros e brasileiras pelo termo atingiu o maior marco da série histórica do Google em julho de 2020.

A transição capilar ocorre quando uma pessoa de cabelos cacheados ou crespos decide parar de fazer quaisquer processos de alisamento para que o cabelo cresça em seu formato natural.
Esse processo demanda paciência, já que é preciso esperar o cabelo crescer de maneira natural na raiz, enquanto a parte de baixo dos fios, que já passou por alisamentos anteriores, não volta ao formato natural.
Possivelmente pelo isolamento social imposto pela Covid-19, mais pessoas decidiram parar de alisar os cabelos e assumir seus cachos.
“Os salões todos fechados e uma consciência de preservação da saúde fizeram com que várias mulheres passassem pela transição, algumas até de forma forçada”, explica Loes. “Muitas delas nem tinham memórias afetivas com o seu cabelo natural, então, além disso, é revisitar você na sua essência e se reconhecer como você sempre foi.”
Créditos: Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo